quinta-feira, 8 de abril de 2010

Los Angeles ganha um hotel Ritz-Carlton


No último dia 2, o The Ritz-Carlton inaugurou um hotel em Los Angeles, localizado no complexo L.A. Live, no centro da cidade. O empreendimento tem um total de 123 quartos, sendo 14 suítes. Uma delas, a Ritz-Carlton suíte, oferece ao hóspede piano, sala de estar, cozinha e sala de jantar, em um espaço de 248 m2, além de uma maravilhosa vista da cidade.

A estrutura do hotel inclui um Club Lounge de 315 m2, um restaurante asiático de Wolfgang Puck, um Spa de 743 m2 com nove salas de tratamento, duas salas de aromaterapia e dois lounges de relaxamento, além de uma piscina panorâmica, fitness center e bar. Para os clientes de eventos, o empreendimento conta com um total de 10 mil m2 de espaço para reuniões.

Além disso, o edifício do The Ritz é interligado a outro hotel, o JW Marriot Los Angeles, instalado na torre mais baixa.

(Priscilla Giglio)

Benchmark anuncia principais tendências para eventos


A Benchmark Hospitality International, uma empresa líder em gestão e marketing para resorts, centros de convenções e hotéis de luxo, anunciou seu relatório anual com as principais tendências do mercado de eventos, destacando-se abaixo um resumo das mesmas:


1 - Cautelosamente otimista para 2010 e mais otimista para 2011. A demanda por reuniões corporativas neste ano vem em lento, porém constante crescimento em comparação com o ano passado. E um sinal muito positivo para este mercado é que vão aumentando as solicitações de reservas antecipadas para 2011.
2 - Reserva no mês para o próprio mês. A janela de reservas para reuniões empresariais continua sendo de prazo curto - 30 a 45 dias e é, basicamente, para o mesmo mês. Mas felizmente parece que o cancelamento de reuniões, tão constante em 2009, já é quase inexistente.

3 - Extrema sensibilidade aos preços. Os hotéis mais uma vez estão muito agressivos com pacotes para eventos que possuam um alto valor percebido e um preço acessível, pois o mercado continua com uma extrema sensibilidade aos preços.

4 - Grupos são menores em 2010 e diminuíram em média um dia de evento. Os grupos estão consideravelmente menores, em alguns casos reduzidos em até 50%. As reuniões tendem a ser mais regionais que nacionais e com um conteúdo mais formal, cortando os jantares e eventos sociais, diminuindo em média um dia de evento.

5 - Ser verde está na moda, mas para determinados segmentos, tais como governamental e educacional, é uma exigência. Para os grupos empresariais, os fornecedores que oferecem opções de programas "verdes" têm um diferencial a mais a seu favor, já para as empresas do governo e do segmento da educação, as propriedades devem satisfazer requisitos básicos de hospitalidade verde para até mesmo serem consideradas como opção para um evento.

6 - As reuniões estão sendo conduzidas pelo ROI e deixaram as atividades de integração de equipe, o spa e o golfe de lado. Em 2010 os orçamentos estão apertados e altamente controlados, deixando pouco espaço nas reuniões para as atividades de integração, que quando ocorrem, tomam somente algumas horas da própria reunião, nada mais de todo um dia ou uma tarde para elas.

7 - Uma excelente conexão de internet é a expectativa dos clientes para este ano. Todas as outras demandas de tecnologia são de segunda necessidade e derivam da primeira. Em 2010, os planejadores não estão interessados nas mais avançadas tecnologias para suas reuniões. Por outro lado, eles estão com a expectativa de que um hotel, resort ou centro de convenções tenha o básico de tecnologia já instalada. O que eles estão exigindo, porém, é que haja a conectividade máxima para apoiar o conteúdo online e aplicações durante a reunião.

8 - O cliente de hoje é um negociador feroz, e se sente com poderes para pedir concessões. Como resultado de 2009, hoje o organizador vai para as negociações com muitas habilidades e com uma planilha financeira estruturada previamente. Sua expectativa é conseguir concessões significativas para valorizar o orçamento das reuniões. Para isso tem se dado cada vez mais importância aos pacotes completos, produto tradicional de centros de convenções internacionais.

9 - Saúde Alimentar - Comidas e bebidas bem escolhidas e equilibradas para todos. Parte da maximização de uma reunião é garantir que os participantes permaneçam estrategicamente focados no conteúdo da mesma. Uma dieta saudável e rica em proteínas pode ajudar significativamente na atenção e na manutenção dos níveis de energia maximizados. Consequentemente, os planejadores estão analisando os menus como nunca antes. E pela primeira vez, devido ao seu alto valor percebido, buffets saudáveis são vistos como perfeitamente aceitável para todos os executivos. Um corpo saudável é claramente percebido como importante para uma mente afiada e produtiva.

10 - A Mídia Social no Mundo das Reuniões. A mídia social está com tudo em 2010, mas não nos eventos corporativos. Embora as propriedades estejam cada vez mais se voltando para o Facebook e o Twitter para interagir com seus clientes de lazer e de negócios, o segmento de reuniões de trabalho ainda é dependente do contato cara a cara. LinkedIn e Trip Advisor, no entanto, estão crescendo em importância para os organizadores que buscam informações e comentários de clientes sobre as propriedades. Em 2010, as relações estão sendo ativamente cultivadas em antigos e novos meios de comunicação e são um pilar de confiança para o sucesso.

(Priscilla Giglio)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Refúgios de Charme projeta aumento na receita com novo site


A Refúgios de Charme (RDC), empresa de representação hoteleira acaba de lançar um novo canal de comunicação. Trata-se da sua nova home page que passa a oferecer aos associados e clientes serviços voltados a viagens de lazer, negócios e luxo.

Segundo Frederico Hahn, diretor da empresa, a expectativa é que com a nova ferramenta a empresa tenha um aumento de 20% na receita. "O novo site oferece aos nossos clientes do mercado corporativo e de lazer na capital paulista e grande Campinas, no interior paulista, a oportunidade de conhecer em poucos minutos as diversas opções de novos serviços que são voltados ao segmento de eventos", declara.

E acrescenta, "a nossa meta é atuar diretamente com agentes de viagens e operadores, fazendo com que cada um deles tenha novas ofertas de meios de hospedagem", finaliza Hahn.

(Juliana Albino)

Pegasus Solution emite relatório dos canais GDS e ADS


Na última quinta-feira (1), a Pegasus Solutions emitiu o relatório de fevereiro de 2010, que mostra um aumento na produção dos canais GDS (Global Distribution System) e ADS (Alternative Distribution System), totalizando 3 milhões de reservas processadas para mais de 95 mil clientes de distribuição em todo o mundo.
O GDS, que consiste predominantemente em reservas de viagens de negócios, teve em fevereiro um aumento de 3,59% em quantidade de reservas, 2,96% em receita e 0,95% na diária média, em comparação ao mesmo período de 2009.

A América do Norte demonstrou um crescimento importante em reservas, superando os resultados de 2009 em 8,58%. Segundo Mike Kistner, diretor executivo da Pegasus Solutions, "os empreendimentos de todo o mundo estiveram durante muitos meses apreensivos a espera de melhora na demanda do turismo corporativo, agora com os números de fevereiro, parece que poderão voltar a respirar aos poucos. Na América do Norte percebe-se que as reservas aumentaram, mas o tempo de permanência dos hóspedes nos hotéis diminuiu", diz.
Enquanto o GDS aponta uma melhora lenta em relação ao ano passado, o ADS que compreende os canais virtuais como Expedia e Travelocity e é mais utilizado pelo segmento de lazer, o que demonstra que mais uma vez foi registrado um aumento considerável nas reservas de 15,26%, mas com um valor baixo de tarifas, resultado da estratégia destes canais desde o ano passado.

O relatório completo da Pegasus está disponível em versão online e gratuita no endereço abaixo:
http://www.pegs.com/


(Priscilla Giglio)

Concierges dos hotéis Intercontinental devem usar iPad

A Apple mal acabou de lançar o iPad no último sábado (3) e o InterContinental já saiu na frente de seus concorrentes com o projeto de equipar seus concierges com o novo aparelho.


A expectativa da rede é que o iPad ajude na interação de suas equipes com os hóspedes facilitando a recomendação de lugares através de fotos e vídeos, e a explicação de caminhos com distâncias exatas através dos mapas de alta resolução de imagem satélite encontrados no aparelho.

Os hotéis pilotos deste projeto serão o InterContinental New York Barclay, InterContinental Buckhead Atlanta, InterContinental London Park Lane e InterContinental Hong Kong.

Para os empreendimentos do Brasil que ainda não dispõe desta tecnologia, fica a dica de utilizar essas ideias de uma maneira mais simples através de laptops e acesso wi-fi, podendo já diminuir a utilização dos velhos e grandes mapas de papéis.

(Priscilla Giglio)

domingo, 4 de abril de 2010

Mais de 2 Mil Novos Hotéis em Construção em Todo o Mundo

Mais de dois mil hotéis estão atualmente em desenvolvimento em todo o mundo, sendo que a região Ásia/Pacifico está na liderança, segundo os números do último STR Global Construction Pipeline Report.


Existem 948 projetos, que somam quase 240 mil quartos, em diferentes etapas de planejamento e construção em diversos países de toda a região Ásia/Pacífico.

Shangai, na China, foi um dos principais mercados da região, fechando janeiro deste ano com um total de 13.762 novos quartos em hotéis.

Outras três cidades apareceram em grande crescimento, com mais de 5.000 quartos em construção: Bangkok, Tailândia com 7.929 quartos, Nova Delhi, Índia com 6.768 e Beijing, China com 6.294 quartos.

Europa vem em segundo lugar, com um total de 602 novos hotéis, que somarão 101.704 quartos quando terminados.

Entre os principais mercados, Londres, capital da Inglaterra, possui o maior número de quartos; com 6.223 em fase de construção e outras 3.325 em projeção.
Talvez o projeto turístico de mais elevado perfil na Europa é o centro de golf de 1 bilhão de libras de Donald Trump em Menie, ao norte de Aberdeen na Escócia.

No Oriente Médio, 456 propriedades estão atualmente em desenvolvimento. Apesar das últimas turbulências na economia, Dubai registra o maior número de quartos previstos, com mais de 30 mil em fase de construção e outros 15.563 em planejamento.

Por último, o relatório do STR mostra 130 hotéis em desenvolvimento nas regiões do México e Caribe, enquanto que na América Central e do Sul surgirão 125 novos hotéis nos próximos anos.

Entre os países desta última região, o Brasil está em primeiro lugar com a maior quantidade de projetos em desenvolvimento, seguido surpreendentemente do Panamá.
(Priscilla Giglio)

Nova Lei para a Promoção do Turismo Americano - notícia de 25/02/10

O Senado Americano aprovou na última quinta-feira uma lei para a promoção do turismo, preparando o terreno para o desenvolvimento de uma campanha de marketing jamais vista anteriormente.


Espera-se que o Presidente Obama, que anteriormente foi co-patrocinador do projeto quando estava no Senado, assine a medida dentro de poucos dias.

Uma vez aprovada, essa lei disponibilizará até US$ 200 milhões de dólares ao ano em um novo plano de promoção turística para o país, o qual terá dois objetivos principais.

O primeiro deles é estruturar e implantar campanhas de marketing internacional para promover os E.U. como destino turístico.

Em segundo lugar, esta organização será responsável pela divulgação de informação oficial para viajantes e profissionais de turismo, no que se refere aos requisitos de entrada no país e as práticas de segurança nas fronteiras.

Para a indústria de viagens, que a anos busca um apoio do governo na promoção internacional, a aprovação do projeto representa um marco muito importante.

Roger Dow, presidente da Associação de Viagens E.U., diz que a aprovação do projeto é uma vitória histórica para a economia americana e para um em cada oito trabalhadores cujos empregos dependem deste setor econômico.

(Priscilla Giglio)
 
Notícia de 25 de fevereiro de 2010




O Boom do Turismo Brasileiro e dos Investimentos Estrangeiros

Com o crescimento econômico e turístico do Brasil, os investidores estrangeiros demonstram cada vez mais interesse em adquirir propriedades em nossas terras.


Esse interesse aumentou ainda mais depois que o país foi anunciado como oficial para a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão 2016. Pela mesma razão, os turistas também estão curiosos e estimulados a descobrir as atrações do país.

Segundo companiesandmarkets.com, o Brasil alcançou 7,2 milhões de turistas estrangeiros em 2008, dos quais mais de 180 mil foram cidadãos britânicos que vieram nos visitar. Esse aumento foi muito significativo se comparado com os 4,7 milhões de visitantes em 2001.

Além disso, a receita de turismo do país cresceu 17% em 2008 e é esperado que continue em trajetória ascendente e que em 2014 a chegada de turistas estrangeiros alcance os 9,2 milhões.

Tom Hall, editor de viagem da Lonely Planet, disse no final de 2009 que o time do Brasil "veio como um destino".

O Brasil está bem posicionado para lucrar com a tendência do ecoturismo emergente. A diversidade do país em relação às atrações naturais e de recursos está desenvolvendo o destino para a eleição de quem procura uma experiência de férias diversificada.

O país está crescendo no mercado como destino para observação de aves, fauna, caminhadas, flutuante (um tipo de mergulho) e turismo de caverna.

Com isso, os imóveis do Brasil que são mais prováveis de se beneficiarem dessa tendência encontram-se nas áreas em torno de Teresópolis, Santarém, Garopaba, Arquipélago de Marajó e Alta Floresta.

De acordo com um relatório da Co Operative Bank, os gastos com eco-viagem aumentaram nove vezes na última década. Esse é um dado que reforça ainda mais o potencial e as previsões de crescimento do turismo brasileiro.

(Priscilla Giglio)