quinta-feira, 8 de abril de 2010

Benchmark anuncia principais tendências para eventos


A Benchmark Hospitality International, uma empresa líder em gestão e marketing para resorts, centros de convenções e hotéis de luxo, anunciou seu relatório anual com as principais tendências do mercado de eventos, destacando-se abaixo um resumo das mesmas:


1 - Cautelosamente otimista para 2010 e mais otimista para 2011. A demanda por reuniões corporativas neste ano vem em lento, porém constante crescimento em comparação com o ano passado. E um sinal muito positivo para este mercado é que vão aumentando as solicitações de reservas antecipadas para 2011.
2 - Reserva no mês para o próprio mês. A janela de reservas para reuniões empresariais continua sendo de prazo curto - 30 a 45 dias e é, basicamente, para o mesmo mês. Mas felizmente parece que o cancelamento de reuniões, tão constante em 2009, já é quase inexistente.

3 - Extrema sensibilidade aos preços. Os hotéis mais uma vez estão muito agressivos com pacotes para eventos que possuam um alto valor percebido e um preço acessível, pois o mercado continua com uma extrema sensibilidade aos preços.

4 - Grupos são menores em 2010 e diminuíram em média um dia de evento. Os grupos estão consideravelmente menores, em alguns casos reduzidos em até 50%. As reuniões tendem a ser mais regionais que nacionais e com um conteúdo mais formal, cortando os jantares e eventos sociais, diminuindo em média um dia de evento.

5 - Ser verde está na moda, mas para determinados segmentos, tais como governamental e educacional, é uma exigência. Para os grupos empresariais, os fornecedores que oferecem opções de programas "verdes" têm um diferencial a mais a seu favor, já para as empresas do governo e do segmento da educação, as propriedades devem satisfazer requisitos básicos de hospitalidade verde para até mesmo serem consideradas como opção para um evento.

6 - As reuniões estão sendo conduzidas pelo ROI e deixaram as atividades de integração de equipe, o spa e o golfe de lado. Em 2010 os orçamentos estão apertados e altamente controlados, deixando pouco espaço nas reuniões para as atividades de integração, que quando ocorrem, tomam somente algumas horas da própria reunião, nada mais de todo um dia ou uma tarde para elas.

7 - Uma excelente conexão de internet é a expectativa dos clientes para este ano. Todas as outras demandas de tecnologia são de segunda necessidade e derivam da primeira. Em 2010, os planejadores não estão interessados nas mais avançadas tecnologias para suas reuniões. Por outro lado, eles estão com a expectativa de que um hotel, resort ou centro de convenções tenha o básico de tecnologia já instalada. O que eles estão exigindo, porém, é que haja a conectividade máxima para apoiar o conteúdo online e aplicações durante a reunião.

8 - O cliente de hoje é um negociador feroz, e se sente com poderes para pedir concessões. Como resultado de 2009, hoje o organizador vai para as negociações com muitas habilidades e com uma planilha financeira estruturada previamente. Sua expectativa é conseguir concessões significativas para valorizar o orçamento das reuniões. Para isso tem se dado cada vez mais importância aos pacotes completos, produto tradicional de centros de convenções internacionais.

9 - Saúde Alimentar - Comidas e bebidas bem escolhidas e equilibradas para todos. Parte da maximização de uma reunião é garantir que os participantes permaneçam estrategicamente focados no conteúdo da mesma. Uma dieta saudável e rica em proteínas pode ajudar significativamente na atenção e na manutenção dos níveis de energia maximizados. Consequentemente, os planejadores estão analisando os menus como nunca antes. E pela primeira vez, devido ao seu alto valor percebido, buffets saudáveis são vistos como perfeitamente aceitável para todos os executivos. Um corpo saudável é claramente percebido como importante para uma mente afiada e produtiva.

10 - A Mídia Social no Mundo das Reuniões. A mídia social está com tudo em 2010, mas não nos eventos corporativos. Embora as propriedades estejam cada vez mais se voltando para o Facebook e o Twitter para interagir com seus clientes de lazer e de negócios, o segmento de reuniões de trabalho ainda é dependente do contato cara a cara. LinkedIn e Trip Advisor, no entanto, estão crescendo em importância para os organizadores que buscam informações e comentários de clientes sobre as propriedades. Em 2010, as relações estão sendo ativamente cultivadas em antigos e novos meios de comunicação e são um pilar de confiança para o sucesso.

(Priscilla Giglio)

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