quinta-feira, 22 de abril de 2010

Aumenta a demanda turística na América do Sul e Central



Segundo dados da STR Global, a demanda hoteleira voltou-se a América do Sul e Central durante os dois primeiros meses deste ano. Esta é uma ótima notícia para os hoteleiros depois da recessão global e do Influenza (H1N1) que afetou a demanda turística em 2009.


"Estamos prevendo um ano de recuperação, muito mais do que crescimento. Em contrapartida, o Brasil vem obtendo um constante crescimento devido a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas de 2016", diz Elizabeth Randall, diretora da STR Global.
A cidade do Rio de Janeiro foi a única, entre as sete regiões analisadas que apresentou um crescimento durante alguns meses do ano passado. No último quadrimestre de 2009 outras cidades começaram a mostrar desenvolvimento na demanda: Buenos Aires, na Argentina (outubro 2009), Cidade do México, México (novembro) e São Paulo, Brasil (dezembro). Já as cidades do Panamá, São José na Costa Rica e Santiago no Chile mostraram aumento na demanda somente a partir dos primeiros meses deste ano.


O gráfico aponta a demanda na ocupação hoteleira, variação e percentual anual
(fonte: STR Global)


O aumento dos níveis de ocupação podem ser vistos na maioria dos destinos, com exceção das cidades do Panamá (-3%) e São José (-2%) que mostraram diminuição na ocupação em comparação aos dois primeiros meses do ano passado.


A diária média continua pressionada, tendo somente Rio de Janeiro (+17%) e São Paulo (+28%) reportando crescimento em relação ao dólar. A alteração no câmbio do dólar influenciou o crescimento da diária média, já que em fevereiro de 2009 o dólar foi cotado a R$ 2,37 e no mesmo mês deste ano contabilizou R$ 1,86.


(Priscilla Giglio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário