segunda-feira, 12 de abril de 2010

Prestadores de serviços de aviação aumentam seus preços na Europa

(Fonte: IATA)


Em ação contrária as recomendações do IATA para congelar ou reduzir as taxas em 2010, alguns prestadores europeus de serviços de navegação aérea (ANSPs) aumentaram as taxas unitárias para cobrir os custos crescentes dos últimos meses.

Nada menos que 19 países propuseram aumentos nos níveis de 2009. O maior impacto da subida dos preços virá na Polónia (18%), Roménia (17%), Áustria (14%), França (6%), Reino Unido (5%) e Itália (4%). Ao todo, o aumento acrescentará cerca de $ 360 milhões de dólares na conta da aviação.

Quinze outros países conseguiram evitar aumentos, sendo que sete deles, Bulgária, Croácia, Finlândia, Grécia, Malta, Moldávia e Portugal, propuseram uma redução em relação a 2009.

“Felicito os 15 países que aderiram ao plano de reduzir ou congelar suas taxas de rota de navegação aérea", disse Giovanni Bisignani, diretor geral da IATA e CEO. "Mas eles foram exterminados pelos 19 países monopolistas que fora de controle propuseram aumentos para os seus ANSPs em meio a uma crise sem precedentes na aviação européia.

Segundo Jeff Poole, diretor do IATA para encargos setoriais, combustíveis e tributação, o problema é o mecanismo de recuperação de custos. Isso significa que um ANSP pode aumentar da forma que quer seus custos e a companhia aérea terá que pagar sua conta. Dessa forma, não há absolutamente nenhum incentivo para ser eficiente.

Além disso, Poole considera que o aumento poderá gerar um problema a longo prazo. Alguns ANSPs podem continuar a argumentar que, em recuperação à pior fase da crise econômica necessitam aumentar seus preços além dos custos. Além disso, um retorno ao crescimento econômico também pode servir como uma desculpa para aumentos de tarifas.

"Melhorar a eficiência é o ponto chave", diz Poole. "Se esse princípio for aplicado, então, os preços cairão tanto a curto quanto a longo prazo.

(Priscilla Giglio)

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